top of page
Foto do escritorTiago Viana

Mais liberdade para ler colabora na construção do prazer da leitura desde a infância

Atualizado: 1 de dez. de 2022

Matéria original disponível em: https://revistacrescer.globo.com/entretenimento/literatura-infantil/noticia/2022/11/mais-liberdade-para-ler-colabora-na-construcao-do-prazer-da-leitura-desde-a-infancia.ghtml



Quando começou o mestrado, a pesquisadora e professora paraibana Laiana Rosendo Oliveira tinha um objetivo: entender como os professores de Educação Infantil transmitiam seus conhecimentosem literatura aos pequenos. Ela visitou escolas de João Pessoa (PB), entrevistou educadores e entendeu que, muitos deles, limitavam-se a apresentar apenas livros clássicos para as crianças, como Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. “Percebi que a maioria tinha poucas vivências literárias e uma rotina de leitura limitada. Por isso, os saberes que transmitiam aos alunos eram as experiências que traziam da infância”, diz. A consequência disso eram crianças com um repertório limitado.

“Devemos dar espaço para que o aluno sinta prazer em ler. Em casa e na escola, as crianças precisam ter liberdade para escolher os livros e, depois, interpretar e imaginar.” Laiana reforça, ainda, o seu papel nesse cenário: “Os pais também precisam ler para inspirar os filhos. É importante que a família vá a bibliotecas e livrarias. Temos de criar boas memórias sobre os livros”, ressalta.

Formas de estimular o hábito da leitura

Para colocar em prática o que diz Laiana, deixar os livros ao alcance do seu filho é fundamental – assim como ser o mediador nesta relação com os livros. Veja o que os pais podem fazer para desempenhar esse papel e fazer com que a leitura seja uma atividade prazerosa para as crianças:



  1. Leia para seu filho desde bebê. Invista em livros de tecido, de plástico, cartonados, com texturas, pop-ups (os mais simples, não os muito elaborados) e deixe que ele “brinque” com as páginas. Assim, ele já se familiariza com o objeto.

  2. Mesmo que seu filho ainda não saiba ler, deixe que ele conte o enredo à sua maneira. E lembre-se: crianças costumam pedir pela mesma história mais de uma vez.

  3. Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine....

  4. Leia para o seu filho na hora de dormir, mas crie também outros momentos de leitura no dia a dia: depois das refeições, na volta da escola.... Seu filho vai visitar o amigo? Coloque o livro preferido dele na mochila. E se no fim de semana vai receber os amigos dele em casa, incentive uma roda de leitura. A partir da história de um livro, pode surgir uma brincadeira.

  5. Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua. A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

  6. Em um fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.


2 visualizações0 comentário

Comments


image01.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page